quinta-feira, 28 de junho de 2018
O motorista preventivo, como você sabe, é basicamente um cidadão que assume uma atitude no trânsito. Essa atitude o deixa preparado para prevenir acidentes e, principalmente, situações de risco.
Mas, como tudo na vida, a intenção é só o começo. O motorista preventivo tem que se preparar para o trânsito, obedecendo a alguns princípios importantíssimos. Estamos falando dos cinco elementos da direção preventiva:
CONHECIMENTO, ATENÇÃO, PREVISÃO, DECISÃO E HABILIDADE.
1.CONHECIMENTO: Você conhece os passos para fazer uma ultrapassagem segura. Isso exige muito mais do que a boa e tranquilidade no momento. Você conhece com segurança as regras e regulamentos do trânsito. Um bom motorista prático é, também, aquele que sabe que a habilidade, sem o conhecimento da lei, pode ajudar muito pouco.
“Conhecimento da leis e direitos..... das técnicas.... da realidade onde você vai dirigir....Este é o ponto de partida para uma condução segura”.
2.ATENÇÃO: Vamos considerar que, no seu dia a dia, você passe duas horas ao volante do seu veiculo. Isso é muito ou pouco. Na verdade depende da cidade e do nível de utilização do mesmo. Uma pergunta, no entanto, é fundamental.
“Enquanto está ao volante, de quantos minutos de atenção você pode dispor ao se distrair”.
No trânsito, distrair-se é entregar o controle do seu carro, A quem. A outro motorista, ao acaso, ao inesperado. O motorista preventivo está sempre atento ao que ocorre à sua volta: às condições de tráfego, ao limite de velocidade da via, ao modo de dirigir dos outros, etc. Dirigir um veiculo exige atenção constante para prevenir acidentes.
3.PREVISÃO: Prever é tomar cuidados antecipados. É se prevenir contra situações de perigo que podem acontecer agora ou daqui a algum tempo. Se você pode prever o que pode acontecer em uma viagem e se prepara para isso, você faz uma previsão mediata. Se você enfrenta uma rotina do trânsito e antecipa uma possível situação de perigo, esta é uma previsão imediata.
“Um motorista habilidoso mas cuidadoso poderia se esquecer de verificar a parte elétrica do seu carro antes de uma viagem. Que riscos ele enfrentaria à noite, no caso de uma pane elétrica. Não há habilidade ao volante que supere uma falha mecânica.”
4.DECISÃO: Esteja preparado para tomar a atitude correta no momento necessário. Para isso é preciso conhecimento das condições e equilíbrio emocional. Mas são importantes, também, a atenção que o motorista mantém e sua capacidade de prever a situação de perigo.
“Tenha sempre em mente: no trânsito, você será chamado a tomar decisões. E as melhores decisões são chamadas por quem dispõe dos elementos de que precisa para toma-las.”
5.HABILIDADE: Como andam suas habilidades de frenagem no veiculo. Você conhece a potência do seu carro na hora de uma ultrapassagem. Sabe qual o nível de aceleração necessário e o tempo das marchas. Saber conduzir o veículo, usando com competência seus recursos, é o segredo para uma condução com habilidade.
A habilidade é ainda mais importante em situações de emergência. Nesse momento, o motorista preventivo conta com o valioso suporte da técnica ao volante. Essa técnica é aplicada, entre outras coisas, na capacidade de manobrar o veículo em marcha ré, conversões, paradas bruscas.
Passos seguros para dirigir preventivamente
1. Avalie, sempre. Avalie as condições antes de dirigir e em cada momento da viagem. Mantenha sempre o controle, independentemente das ações dos outros
2. Adapte-se ao ritmo dos outros condutores, aceite as condições da via;
3. Respeite os limites de velocidade legais
4. Ajuste seu modo de dirigir às condições atmosféricas
5. Procure sempre prever o perigo. É a única forma de descobrir o que fazer e agir a tempo
6. Demonstre calma e deixe claras suas intenções aos outros motoristas
7. Adequar sua condução às condições atmosféricas e da via.
CONCLUSÃO: A direção preventiva, hoje em dia, deixou de ser uma escolha ou um indicador de que o motorista se mantém bem informado com relação às mudanças no trânsito. Dirigir preventivamente tornou-se uma questão de sobrevivência no trânsito cada vez mais conturbado das cidades e estradas brasileiras.
Você, como condutor e ator diário das cenas de trânsito do Brasil, deve ser um dos maiores defensores dessa prática. Afinal, quanto mais se está presente no trânsito, maiores são as chances de envolvimento com os episódios que se multiplicam nas ruas e estradas.
Você está presente, como poucos. E, como poucos, você poderá dar o exemplo!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário