segunda-feira, 30 de maio de 2016

COMPETITIVIDADE E EXPERIÊNCIA

O mundo de hoje exige que os profissionais saibam lidar com um ambiente de volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade. Este fato faz com que o selecionador de talentos tenha um papel fundamental dentro da organização. Do ponto de vista do cliente, os funcionários representam o serviço oferecido e suas atitudes e comportamentos têm um impacto significativo. Assim, selecionar bem torna-se no mundo moderno uma atividade de fundamental importância para a organização. Ter empregabilidade significa ter conhecimento e habilidades que podem ajudar o profissional a ser procurado pelo mercado e que o torna relevante para a indústria, tais como capacidade, adaptabilidade, flexibilidade, ter um comportamento adequado, ter ótima comunicação, bom relacionamento interpessoal, criatividade e imaginação. O profissional com essas habilidades tem condições de enfrentar os desafios do mundo atual. Mas afinal, quais são as competências que devem ser buscadas pelos selecionadores e que fazem a diferença no século XXI? O conhecimento diz respeito a um conjunto de informações que se forem dominadas permitem o bom desempenoho na função. As habilidades podem ser testadas e mensuradas em um período de tempo e podem ser desenvolvidas. As atitudes são as predisposições que temos para agir diante de uma situação. Entretanto, somente o conhecimento, as habilidades e as atitudes, segundo alguns autores, não capturam os valores, a inteligência emocional, a orientação para o trabalho e a ambição para crescer ou se atualizar, competências necessárias ao profissional no mundo de hoje. Esses autores resumem as competências importantes aos profissionais de hoje em 7: 1- Conhecimento – informação aprendida em treinamentos ou por experiência e que deve ser continuamente atualizada. 2- Inteligência emocional – habilidade de perceber emoções, entendê-las e regulá-las, de forma a promover um crescimento emocional e intelectual. 3- Habilidades- habilidade aprendida de executar uma tarefa com resultados predeterminados, podendo ser uma habilidade geral ou específica. Dentre as habilidades necessárias ao mercado de trabalho do século XXI, podemos destacar: pensamento crítico, tomada de decisão, criatividade, curiosidade, inovação, perseveramça, autodisciplina, iniciativa, comunicação oral e escrita, capacidade de ouvir, liderança, capacidade de trabalhar em equipe, tecnologia da informação e comunicação, ética, cidadania, visão global, empreendedorismo, sustentabilidade, cuidado com saúde e bem estar. 4- Orientação para o trabalho – significa ter orientação para o trabalho geralmente de forma intensa e por longos períodos. 5- Atitude – engloba virtude, dever e legislação e fazer a coisa certa. 6- Valores – crenças, o que o profissional considera moralmente próprio. Sendo assim, para o mundo moderno tão mutável, faz-se necessário que a área de seleção de profissionais seja absolutamente assertiva, de forma a que os novos entrantes tragam as competências adequadas para contribuir com que as empresas sobrevivam à grande competitividade existente no mercado. Afinal, sem as pessoas adequadas isto torna-se impossível. 3

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