quarta-feira, 12 de novembro de 2014

INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS

MÓDULOS DE LOGÍSTICA Atualmente as empresas têm um elevado desafio na obtenção e retenção de clientes, a sociedade por sua vez a cada dia possui maiores opções, o que vai de encontro com seus desejos: produto, qualidade, customização, conveniência e preço. Dentro deste cenário a logística entra com um grande diferencial competitivo, as organizações modernas, provendo recursos, equipamentos e formando um grande elo de informações para formar produtos e serviços entre as cadeias produtivas e os consumidores. Cerca de 13% do orçamento das empresas brasileiras é composto por logística, o que representa de 5% a 20% do custo final de seus produtos. O desenvolvimento de novas tecnologias e produtividade tem ampliado constantemente o grau de competitividade entre as organizações. Após analisar as oportunidades de negócio, e a viabilidade econômico-financeira no mercado, lanço estes módulos de capacitação. Após o término do curso estará apto, com conhecimento geral e abrangente. Você poderá interpretar e aplicar os fundamentos da logística, de forma competente e competitiva. Objetivo: Fornecer um conhecimento geral e abrangente quanto a conceitos e fundamentos da logística, capacitando a conhecer e interpretar, aplicando esses conhecimentos para um melhor desempenho das empresas, nos Processos Logísticos, reduzindo custos e aumentando a competitividade. MÓDULO 1 Gestão Empresarial Empreendedora Analise comparativa dos cenários das pequenas e médias empresas do setor logístico e a relação das empresas benchmarking O Valor da Diferencial: Inovação, Produtividade e Competitividade Estratégia de negócio, modelos de gestão, estrutura organizacional e gestão do conhecimento Ferramentas de análise mercadológica para suporte aos processos decisórios dos negócios Conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos logísticos da empresa Planejamento de marketing para um novo produto ou serviço logístico Orientar o negócio para o "cliente" das pequenas e médias empresas de logística Avaliação dos níveis de concorrência para definição de estratégias de comercialização de produtos ou serviços logísticos Criação ou manutenção de seus diferenciais competitivos Definição e controle de equipes de trabalho Planejamento de oportunidades de negócio e análise da viabilidade mercadológica, econômico-financeira e social; Modelos financeiros que simulem uma nova iniciativa de negócios e sua viabilidade Construção de Planos de Negócios Empreendedorismo: Perspectivas e Tendências MÓDULO 2 A Logística e seus Processos Internos Conceituação de Logística. Conceito, origens e uso da logística, Os sistemas logísticos aplicados as organizações, exemplos de utilização, interligação da logística com as demais áreas da empresa. Logística de Suprimentos. Conceito de Logística de Suprimentos, Transportes de Abastecimento e Trade off logísticos, fluxo de informações de pedidos de compra, gerência de estoques, políticas de estoques, estratégicas Just-in-Time. Sistema de produção puxada e empurada. Logística de Industria. Conceito de Logística Industrial, Estratégia produtiva competitiva, Custos relacionados a estoques. Planejamento da localização, administração de materiais, tempos e movimentos, lay-out, ferramentas logísticas (paletização, embalagens, responsabilidade ambiental, logística reversa) e padronização. MÓDULO 3 Administração dos Processos Logísticos e Transportes Os processos logísticos Processos da cadeia Logística Modelos de organização de processos Ferramentas para melhoria de processos Modelos de relatórios de controle Trade off e a gestão de decisão nos processos logísticos Organização de almoxarifados Controle de estoques e minimização de custos O papel do transporte na estratégia logística O papel do profissional de transportes Modelos operacionais em transportes Classificação, funcionalidade e tipos de transporte Multimodalidade e Intermodalidade Panorama do setor de transportes no Brasil Decisão sobre frota própria ou terceirizada Custos em Transporte (Fixos e Variáveis) Fundamentos sobre Fretes Fundamentos do Gerenciamento de frota Roteirização e Rastreabilidade TMS Indicadores de desempenho em transporte Estudos de Caso e Exercícios MÓDULO 4 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Conceitos de Supply Chain Management. O Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, Elementos operacionais de SCM, Níveis de relacionamento em uma cadeia de abastecimento, conceitos de Gestão de Demanda. Fatores chave de Desempenho da SCM. A cadeia de valor e gestão empresarial integrada, princípios Lean Thinking. Praticas para tornar a SCM mais eficiente. Análise de base de fornecedores. Outsourcing, transferência eletrônicas de Informações(EDI). Resposta rápida ao cliente. Estoque administrado pelo fornecedor. Sistema colaborativo de planejamento e previsão de demanda. Autor: Luiz Carlos Nélson Especialista em Administração e Pós Graduado em Gerenciamento Logístico, pela FAECA-SP. Certificado Administração Logística – PUC-GO. Possui 25 anos de experiência em empresa multinacional de grande porte, onde atuou nas áreas de Gestão da Produção, Logística Brasil e Continente Africano, Administração e Gestão de Projetos. Consultor executivo na área de Gestão de Projetos Logísticos e de Produção a mais de 15 anos, com grande foco na aplicação de ferramentas Lean Management. Com vivência de mais de 25 anos em grandes empresas, atuou nas áreas de Importação, Exportação, Logística, Planejamento e Compras. Especialista em Logística e Desenvolvimento de Equipes. (62) 8290-1217 (62) 8494-2464 email: lucane60@gmail.com ou lucane50@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário