quarta-feira, 12 de novembro de 2014
INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS
MÓDULOS DE LOGÍSTICA
Atualmente as empresas têm um elevado desafio na obtenção e retenção de clientes, a sociedade por sua vez a cada dia possui maiores opções, o que vai de encontro com seus desejos: produto, qualidade, customização, conveniência e preço.
Dentro deste cenário a logística entra com um grande diferencial competitivo, as organizações modernas, provendo recursos, equipamentos e formando um grande elo de informações para formar produtos e serviços entre as cadeias produtivas e os consumidores.
Cerca de 13% do orçamento das empresas brasileiras é composto por logística, o que representa de 5% a 20% do custo final de seus produtos. O desenvolvimento de novas tecnologias e produtividade tem ampliado constantemente o grau de competitividade entre as organizações.
Após analisar as oportunidades de negócio, e a viabilidade econômico-financeira no mercado, lanço estes módulos de capacitação.
Após o término do curso estará apto, com conhecimento geral e abrangente.
Você poderá interpretar e aplicar os fundamentos da logística, de forma competente e competitiva.
Objetivo:
Fornecer um conhecimento geral e abrangente quanto a conceitos e fundamentos da logística, capacitando a conhecer e interpretar, aplicando esses conhecimentos para um melhor desempenho das empresas, nos Processos Logísticos, reduzindo custos e aumentando a competitividade.
MÓDULO 1
Gestão Empresarial Empreendedora
Analise comparativa dos cenários das pequenas e médias empresas do setor logístico e a relação das empresas benchmarking
O Valor da Diferencial: Inovação, Produtividade e Competitividade
Estratégia de negócio, modelos de gestão, estrutura organizacional e gestão do conhecimento
Ferramentas de análise mercadológica para suporte aos processos decisórios dos negócios
Conceber, executar, avaliar resultados e aperfeiçoar projetos logísticos da empresa
Planejamento de marketing para um novo produto ou serviço logístico
Orientar o negócio para o "cliente" das pequenas e médias empresas de logística
Avaliação dos níveis de concorrência para definição de estratégias de comercialização de produtos ou serviços logísticos
Criação ou manutenção de seus diferenciais competitivos
Definição e controle de equipes de trabalho
Planejamento de oportunidades de negócio e análise da viabilidade mercadológica, econômico-financeira e social;
Modelos financeiros que simulem uma nova iniciativa de negócios e sua viabilidade
Construção de Planos de Negócios
Empreendedorismo: Perspectivas e Tendências
MÓDULO 2
A Logística e seus Processos Internos
Conceituação de Logística. Conceito, origens e uso da logística, Os sistemas logísticos aplicados as organizações, exemplos de utilização, interligação da logística com as demais áreas da empresa.
Logística de Suprimentos. Conceito de Logística de Suprimentos, Transportes de Abastecimento e Trade off logísticos, fluxo de informações de pedidos de compra, gerência de estoques, políticas de estoques, estratégicas Just-in-Time. Sistema de produção puxada e empurada.
Logística de Industria. Conceito de Logística Industrial, Estratégia produtiva competitiva, Custos relacionados a estoques. Planejamento da localização, administração de materiais, tempos e movimentos, lay-out, ferramentas logísticas (paletização, embalagens, responsabilidade ambiental, logística reversa) e padronização.
MÓDULO 3
Administração dos Processos Logísticos e Transportes
Os processos logísticos
Processos da cadeia Logística
Modelos de organização de processos
Ferramentas para melhoria de processos
Modelos de relatórios de controle
Trade off e a gestão de decisão nos processos logísticos
Organização de almoxarifados
Controle de estoques e minimização de custos
O papel do transporte na estratégia logística
O papel do profissional de transportes
Modelos operacionais em transportes
Classificação, funcionalidade e tipos de transporte
Multimodalidade e Intermodalidade
Panorama do setor de transportes no Brasil
Decisão sobre frota própria ou terceirizada
Custos em Transporte (Fixos e Variáveis)
Fundamentos sobre Fretes
Fundamentos do Gerenciamento de frota
Roteirização e Rastreabilidade
TMS
Indicadores de desempenho em transporte
Estudos de Caso e Exercícios
MÓDULO 4
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Conceitos de Supply Chain Management. O Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento, Elementos operacionais de SCM, Níveis de relacionamento em uma cadeia de abastecimento, conceitos de Gestão de Demanda.
Fatores chave de Desempenho da SCM. A cadeia de valor e gestão empresarial integrada, princípios Lean Thinking.
Praticas para tornar a SCM mais eficiente. Análise de base de fornecedores. Outsourcing, transferência eletrônicas de Informações(EDI). Resposta rápida ao cliente. Estoque administrado pelo fornecedor. Sistema colaborativo de planejamento e previsão de demanda.
Autor:
Luiz Carlos Nélson
Especialista em Administração e Pós Graduado em Gerenciamento Logístico, pela FAECA-SP. Certificado Administração Logística – PUC-GO.
Possui 25 anos de experiência em empresa multinacional de grande porte, onde atuou nas áreas de Gestão da Produção, Logística Brasil e Continente Africano, Administração e Gestão de Projetos. Consultor executivo na área de Gestão de Projetos Logísticos e de Produção a mais de 15 anos, com grande foco na aplicação de ferramentas Lean Management.
Com vivência de mais de 25 anos em grandes empresas, atuou nas áreas de Importação, Exportação, Logística, Planejamento e Compras.
Especialista em Logística e Desenvolvimento de Equipes.
(62) 8290-1217 (62) 8494-2464
email: lucane60@gmail.com ou lucane50@hotmail.com
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